Dia da Árvore, Compromisso Ambiental e Sustentabilidade

2024-03-20
Durante a Semana da Península Ibérica, tive o privilégio de explorar pessoalmente a notável fábrica da FAKRO na Polónia, onde fui envolvido por uma experiência imersiva que trouxe à tona a história e a inovação dessa destacada empresa na indústria de janelas de telhado e escadas para sótãos. A minha visita recente não foi apenas um passeio pelos corredores, mas uma oportunidade única de testemunhar em primeira mão o compromisso da FAKRO com a preservação ambiental, o que ganha ainda mais relevância neste Dia da Árvore.

O principal material utilizado pela FAKRO é o pinho - um tipo de madeira cujo valor como material de construção ecológico e seguro para a saúde é conhecido há gerações. A empresa obtém madeira de áreas com gestão florestal planeada, garantindo que a quantidade de árvores cultivadas seja superior à quantidade de madeira recolhida. Essa prática sustentável não apenas favorece a renovação da floresta, mas também contribui para um aumento da área florestal, mantendo um ambiente ecológico.

A madeira utilizada na produção é temperada e seca em câmaras controladas automaticamente, com um processo que utiliza calor proveniente da combustão de resíduos de madeira de pós-produção e do salgueiro altamente energético derivado da plantação FAKRO. Esse cuidado demonstra a responsabilidade especial da FAKRO em relação ao meio ambiente, alinhando-se com os princípios de sustentabilidade.

Além da seleção cuidadosa da matéria-prima, a FAKRO adota práticas ecológicas em todas as etapas, desde o desenvolvimento e implementação de produtos ecológicos até a utilização de tecnologias ecológicas. A empresa minimiza o desperdício, utilizando materiais de desfeito, reduzindo assim a sua pegada ecológica. Adicionalmente, esforça-se na redução da emissão de poluentes e no controle do ruído e da vibração, garantindo uma produção mais amiga do ambiente.

A FAKRO, que adquiriu o direito de marcar seus produtos com o certificado FSC, confirma seu compromisso com a rentabilidade económica, benefícios sociais e proteção das florestas. Esta importante certificação atesta a responsabilidade ambiental da empresa.

Em setembro de 2018, as janelas em madeira da FAKRO receberam a Declaração de Produto Ambiental (EPD) do tipo III, confirmando que a Avaliação do Ciclo de Vida foi realizada. Os resultados indicam que a produção, fabricação e uso das janelas de telhado em madeira FAKRO têm um impacto insignificante no ambiente natural, atendendo aos padrões e requisitos ambientais estabelecidos.

A minha experiência na fábrica da FAKRO reforçou não apenas o conhecimento da qualidade dos produtos, mas também o compromisso palpável da empresa com a sustentabilidade. Neste Dia da Árvore, a FAKRO destaca sua dedicação contínua ao meio ambiente, algo que vivenciei em cada etapa da minha visita inspiradora à fábrica na Polónia.

Gil Vale

SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER

Inscrição Instantânia. Pode cancelar a qualquer momento.
Nenhum cartão de crédito requerido.
Copyright © 2024 por NORMAT Construção e Representação de Materiais do Norte Lda. Todos Direitos Reservados
Políticas de cookies - Saiba mais aqui