Visita à FAKRO na Polónia

2024-02-05
Durante a Semana da Península Ibérica, tive o privilégio de explorar a notável fábrica da FAKRO na Polónia, proporcionando uma experiência verdadeiramente enriquecedora sobre a história e a inovação desta destacada empresa na indústria de janelas de telhado e escadas para sótãos.

Ao ser calorosamente recebido pelo fundador da empresa, Ryszard Florek, atual presidente do grupo, fui transportado para mais de 30 anos atrás, revisitando as brincadeiras de infância de Florek nas coberturas de Tymbark. Este empresário visionário, ao perceber um nicho na Polónia, fundou a FAKRO em 1991, juntamente com a sua esposa Krystyna e o primo Krzysztof Kronenberger.

Desde então, a empresa floresceu exponencialmente, tornando-se uma das mais dinâmicas e de crescimento mais rápido na sua indústria. Atualmente, o Grupo FAKRO emprega mais de 4.500 pessoas, abrangendo 12 empresas de produção e 16 empresas de distribuição em toda a Europa, Ásia e América.

Ao explorar a fábrica, ficou evidente o compromisso da FAKRO com a inovação e qualidade excecionais. A diversidade da sua oferta, que inclui não apenas janelas de telhado, mas também escadas de sótãos, janelas de telhado plano e claraboias, destaca-se no mercado global. A empresa mantém uma presença robusta em mais de 50 países.

No ultra-moderno centro de pesquisa e desenvolvimento da FAKRO, testemunhei o ADN inovador da empresa em ação. Mais de 100 engenheiros trabalham incansavelmente, resultando em mais de 170 pedidos de patentes e modelos de utilização. Em 2016, a FAKRO expandiu a sua gama com a introdução das janelas verticais de alumínio e madeira sob a marca INNOVIEW.

Além da impressionante inovação, a experiência foi enriquecida pela imersão na atmosfera do país. O clima frio da Polónia contrastava com a calorosa receção na fábrica, evidenciando o esforço dedicado ao rigor na produção e no controlo de qualidade. A modernidade da fábrica destacou-se, proporcionando uma visão de ponta sobre os processos de fabricação de classe mundial.

Num resumo emocionante, esta visita transcendente não foi apenas uma imersão na história e na inovação da FAKRO, mas também uma experiência vivida num país onde a tradição encontra a modernidade.

Estou verdadeiramente honrado por ser parceiro de negócios desta notável empresa e ansioso por participar no seu contínuo sucesso.

Expresso a minha sincera gratidão a todos os envolvidos por proporcionarem uma experiência única e memorável.

Gil Vale

SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER

Inscrição Instantânia. Pode cancelar a qualquer momento.
Nenhum cartão de crédito requerido.
Copyright © 2024 por NORMAT Construção e Representação de Materiais do Norte Lda. Todos Direitos Reservados
Políticas de cookies - Saiba mais aqui